• Cuidados para comprar um conversor de TV digital

    A TV Digital tem diversas vantagens, tais como a alta definição e a imagem sem chuviscos ou chiados.

    E tudo isso sem mensalidade.

    Mas, para que você possa aproveitar todas as vantagens da TV Digital, você deve ter equipamentos compatíveis com o sinal da TV Digital.

    O conversor digital externo, também conhecido como set top box, deve ser usado pelas pessoas que têm um destes televisores:

    • Televisor de LED, LCD ou plasma, sem conversor digital, fabricado no Brasil antes de 2010;

    • Televisor de LCD, LED ou plasma adquiridos no exterior;

    • Televisor de tubo.

    Quando for comprar um conversor digital, verifique se ele possui o selo DTV:

    O selo DTV indica que o fabricante é associado ao Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre e é a forma mais fácil de identificar que o conversor atende às normas técnicas da TV Digital Aberta. O selo também garante que o conversor está pronto para receber o sinal digital e tem garantia e assistência técnica no Brasil, pois a empresa que o fabrica ou importa está instalada no país.

    Desta forma, além da tranquilidade ao comprar um produto de qualidade, você contribui para a geração de empregos em nosso país.

    1.1 – Conversores sem o selo DTV
    Por causa do preço, muitas pessoas compram conversores digitais de empresas sem fábrica ou representantes oficiais no Brasil. Porém, esses conversores digitais apresentam uma série de inconvenientes:

    a - Não têm garantia no Brasil
    Se o conversor não possui fabricante ou representante no Brasil, o consumidor não tem garantia do produto.

    b - Não têm suporte e nem assistência técnica no Brasil
    Se você adquirir um conversor digital de uma empresa que não está instalada no Brasil, ele não tem peças de reposição e nem assistência técnica para te ajudar, caso ocorra algum problema. Além disso, você não poderá contatar um Serviço de Atendimento ao Consumidor para sanar suas dúvidas.

    c – Conversores sem o selo DTV podem não funcionar corretamente
    Se você comprar um conversor sem o selo DTV ou de uma empresa sem fábrica ou representante no Brasil, pode ser que ele não funcione adequadamente, pois não há segurança de que o conversor digital que você comprou segue as normas da ABNT.


    Portanto, para ter tranquilidade e segurança, procure pelos conversores digitais com a marca DTV.